Smart Grids: O que são, e como vão mudar nossas vidas?
- casecounifei
- 12 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
As Redes Inteligentes (Smart Grids) mostram-se como solução para problemas atuais e futuros no setor elétrico mundial. Consideradas uma evolução tecnológica no sistema energético, são aplicadas a medidores de energia elétrica, melhorando a relação cliente-distribuidora, reduzindo tempo de falta de energia e custos na distribuição por meio da automação das redes com medidores inteligentes.
Esses medidores substituem os atuais relógios de luz sendo possível acompanhar o consumo imediato de energia, por meio de sensores incorporados em toda rede de distribuição e, assim,
controlar gastos. Com toda essa comunicação entre residência e central, é possível monitorar as redes e aproveitar a energia gerada por unidades consumidoras.
Esse conjunto de tecnologias implementadas à rede elétrica permitiria a modernização e aprimoramento dos serviços oferecidos pelas concessionárias. Em suma, busca-se criar um sistema elétrico com uma eficiência energética extraordinária, que diminuiria drasticamente a perda de energia elétrica no decorrer de todo processo de transmissão, e, além disso, proporcionaria vários benefícios diretos aos consumidores e ao meio ambiente.
Para ilustrar as funcionalidades de uma rede inteligente, podemos citar alguns exemplos:
Equipamentos mais inteligentes e eficazes, o que diminuiria o consumo e, consequentemente, o desperdício na conversão de energia elétrica em mecânica, por exemplo.
A medição inteligente nas residências permitiria traçar o perfil de cada consumidor a fim de personalizar tarifas, e horários de pico da rede em determinada região, bairro e casa.
Assim como mostrado nos vídeos motivacionais para esse post, a sincronização de eletrodomésticos aos sinais tarifários, proporcionaria economia ao bloquear o uso de determinados aparelhos em horários específicos de pico.
Armazenar e distribuir energia de maneira bidirecional por fontes alternativas, como solar e eólica. O consumidor continuaria a utilizar a energia proveniente da concessionária, porém usaria sua própria geração para obter descontos ou bônus energéticos junto com a fornecedora.
Em casos de apagões, panes ou picos de consumo, o abastecimento de uma determinada região poderia ser redirecionado para uma central estável para que o consumidor não fosse prejudicado.
Em resumo, as Smart Grids em alguns anos se tornarão essenciais na busca por um sistema elétrico mundial limpo e eficiente. A segurança e confiabilidade que essas redes proporcionariam à população e às concessionárias se tornarão indispensáveis.
Em alguns países como Canadá, Estados Unidos, Coréia do Sul, Austrália, Japão, entre outros, a implementação dessas tecnologias é possível graças ao suporte e visão estratégicos das empresas e do estado.
No Brasil, infelizmente, ainda se carece de uma visão dos órgãos públicos para viabilizar a implementação desses sistemas. É notório que a instalação desses sistemas no cenário nacional exigirá uma mudança drástica na legislação nacional, porém tal mudança é inevitável e necessária.

Yorumlar