top of page

 

 

 

O post tem como motivação os ensinamentos passados pelo professor Antonio Carlos Zambroni de Souza, graduado em em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica - University Of Waterloo Canadá (1995).Atualmente leciona na Universidade Federal de Itajubá.O mesmo atua na área de estabilidade de sistemas elétricos, com ênfase especial no tema de estabilidade de tensão em sistemas de transmissão e distribuição.

A palestra tinha como tema " Apagões elétricos", a qual faremos uma breve abordagem.

 

Apagões Elétricos

Atingido tal grau de desenvolvimento nossa sociedade é completamente dependente da energia elétrica, nada é capaz de ser realizado sem ela e essa dependência pode se tornar perigosa. A ausência da energia leva o ser humano a seu nível mais primitivo, fazendo se instalar o caos. Um simples e curto apagão é capaz de causar prejuízos enormes.

"Um apagão é o corte ou colapso temporário do suprimento de energia elétrica em uma determinada área geográfica."

Algum dos motivos que levam a um apagão são enumerados abaixo:

 -Acidentes

 -Queda nas linhas de transmissão

 -Sobrecargas

 -Pane parcial do sistema de geração ou de distribuição

 -Redução no nível de água nos reservatórios das usinas,visto que nossa matriz energética é majoritariamente hidrelétrica

 -Forçados com medida de segurança

Os efeitos após a queda do suprimento de energia são: no inicio tudo transcorreria de maneira similar ao de uma simples falta de energia, com as pessoas aguardando o retorno da mesma, mas após o primeiro amanhecer sem energia e sem informações os problemas começam a se agravar.A tentativa da retomada de rotina será prejudicada, será impossível continuar a exercer as função normalmente, comprar e vender se tornaria difícil pois não se poderia usar cartões; os estabelecimentos maiores e mais informatizados não abririam, tendo inicio o caos.A alimentação seria prejudicada, bares e restaurantes não abririam, a comida estocada começa a estragar, supermercados começariam a ser saqueados, sem polícia para coibir crimes os homicídios e estupros seriam cometidos livremente. Hospitais não funcionariam, não haveria médicos ou enfermeiros, os remédios que necessitam de refrigeração irão estragar, os doentes logo começariam a morrer e as vítimas da inevitável violência não poderiam ser atendidas.Sem energia o sistema de purificação e bombeamento de água também ficia comprometido, os estoques de água potável acabariam e a falta de água para o consumo e higiene geraria emergências sanitárias gravíssimas, muitos adoeceriam e não teriam como se tratar.

Apagões Elétricos

Proteção de um Sistema Elétrico

O post faz referência a palestra ministrada pelo professor Dr. Paulo Márcio da Silveira, graduado em Engenharia Elétrica pela EFEI, mestrado em Engenharia Elétrica pela EFEI, doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e com pós-doutoramento no Center for Advanced Power System na Florida State University em Tallahassee, Fl – EUA.

A palestra focava nos ensinamentos sobre a importância da proteção de um sistema elétrico.

Para que a energia produzida nas usinas chegue até nosso alcance são necessárias linhas de transmissão. A transmissão é feita por meio de longos cabos, que variam a tensão que passa por eles. No início a tensão é por volta de 750kV (alta tensão), nos locais de consumo essa tensão é reduzida para aproximadamente 13,9kV (media tensão) e por fim nos transformadores de rua, fixados nos postes, a tensão é reduzida novamente, agora para 127/220 V (baixa tensão) e esta é a que chega até nossas residências.

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) é a responsável pela proteção das linhas de transmissão, protegendo-as curto circuitos, acidentes com animais (eletrocutados em linhas de tensão), sobretensão, descargas elétricas, entre outros fatores humanos, como o uso de “gatos” no sistema, responsáveis por prejuízos bilionários para a ANEEL . O controle é feito por meio de equipamentos como relés e chaves.

Com a avanço da tecnologia e a implementação do conceito de smart grids a proteção de um sistema elétrico é algo de extrema importância.

Detalhamento sobre o curso de Engenharia Elétrica

O post se baseia na palestra concedida pelo professor Dr. Benedito Donizeti 

Bonatto, graduado em Engenharia Elétrica pela UNIFEI, mestre em Engenharia Elétrica pela UNICAMP e doutror em Engenharia Elétrica pela Universidade da Columbia Britânica (UBC), Vancouver-BC, Canadá.

 

A palestra focou na apresentação do curso de Engenharia Elétrica da UNIFEI.

 

O professor nos apresentou a carga horaria com todas as disciplinas (obrigatórias e opcionais) que cursaremos durante nossa formação como engenheiros eletricistas. O professor explicou a divisão do curso, elencando as matérias básicas de engenharias, as matérias específicas de engenharia elétrica e as matérias voltadas a área de humanidades.

A vida de um Engenheiro Eletricista

Na aula de Introdução a Engenharia Elétrica do dia 03/03/16 tivemos uma palestra ministrada pelo prof. Jacques Miranda Filho. Graduado pela UNIFEI, tendo também feito mestrado e doutorado na mesma universidade, Jacques é um grande especialista na área de planejamento de redes elétrica. Trabalhou por quase 40 anos na Espírito Santo Centrais Elétricas S. A. (Escelsa) e teve experiência profissional como professor universitário também. Sua palestra foi de suma importância para os alunos presentes pois além de focar no lado profissional do engenheiro eletricista, o professor exaltou o lado humano, pois antes de profissonais, somos pessoas. O professor explicou também que é importante que os alunos tenham escolhido essa carreira pelo amor e não pelo status ou dinheiro, pois estes provém de muito esforço e dedicação na área. O professor nos passou esses conhecimentos através de experiências de sua vida, como lidou com elas e suas consequencias em seu futuro. Durante a palestra Jacques não teve medo de nos contar seus erros em sua trajetória, ressaltando do inicio ao fim que todos nós cometemos erros pois somos humanos, e cada um comete seus próprios erros para trilhar seu próprio caminho.

Engenharia Elétrica e Toxicologia

Dia 09/06 tivemos a presença da Doutora Adriana Ribeiro na aula de Introdução a Engenharia Elétrica para uma palestra que enfatizava o elo entre Engenharia e Toxicologia.

A professora ressaltou que o trabalho do engenheiro não é apenas na execução, mas tambem nos resultados de seu projeto e nos impactos que ele pode ter.

Adriana problematizou o descarte tecnológico no cotidiano do engenheiro e sua relação com a poluição atual, e ressaltou que antes de qualquer projeto é necessário avaliar seus impactos, de qualquer tipo que sejam: sociais, ecológicos, econômicos, entre outros.

No final de sua palestra, a doutora ressaltou que como estudantes universitários, devemos nos preocupar desde agora em usar nossos conhecimentos para melhorar a sociedade na qual vivemos.

© 2023 por Tendências de Negócios. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page